quarta-feira, 10 de abril de 2013

Depois de 1 semana...

Oi pessoal! Como vcs estão? 

Acho que deve estar menos frio que aqui...apesar de ser começo de primavera e esquentando, faz mais frio que calor...de vez em quando parece com o clima de São Paulo, onde começa o dia frio (12°C), no meio dia fica quente (25°C) e depois de noite fica frio de novo (7°C). Ainda bem que tem um ar condicionado com função de esquentar aqui no quarto.

Bom, vejamos...desde q cheguei comprei várias coisas...de comida a coisas pra casa... da combini e da loja de 100 yen (que na verdade pode custar 105 ienes, onde comprei 35 coisas e soh deu 3675 ienes). Loja de 100 yen salva vc e seu bolso. Apesar que tem coisas e comidas baratas nas combinis tb. Pra não ficar listando tudo, vou comentar algumas e mais detalhado só duas principais (por enquanto): celular e panela de arroz.

Depois que fui na prefeitura colocar meu endereço no zairyu card (cartão de estrangeiro) e fazer o cartão do seguro de saúde (detalhe: eu fui sozinha! =D Mas pra poder preencher o formulário tive ajuda dos funcionários da prefeitura, que devem estar acostumados com o pessoal estrangeiro, apesar que falaram só em japonês comigo), encontrei um mercado meio grande perto da estação de Yamashina onde consegui comprar uma panela de 20cm de diâmetro e uma chaleira pra aquecedor IH. Foram bem baratas e estão sendo bem úteis. Apesar que não consegui fazer arroz nessa panela normal (sempre saia meio cru) pelo tamanho da panela, acabo fazendo comida que deve durar pra uns 4 dias...e a chaleira é mais pra esquentar água pros cupple noddles (que aqui tem mais variedade, tem uns que são grandes e muito mais baratos).
Pras minhas amigas Arashians, tenho q deixar registrado que nesse mercado eu vi pelo menos 3 produtos dos meninos mas só comprei 1 porq não ia conseguir carregar os outros. Vi o sabonete líquido pra tomar banho da Naive com a carinha do Riida; uma tv com a propaganda do Jun pra um shampoo de frutas e o lenço de papel +water (Jun). Só consegui comprar esse último...e me arrependi amargamente, porq não encontrei esse sabonete líquido nas outras lojas depois e ele nem tava tão caro >.<. Eu acabei comprando tanta coisa nesse mercado q deve ter dado mais de 2kg pra cada braço...2L de água+2kg de arroz+diversas coisas. Foi bem cansativo ter q levar isso de metro...mas algum dia eu vou voltar lá com certeza.

Fui comprar a panela de arroz e o celular na loja Yodobashi Camera que em ligação direta pelo subterrâneo com a estação de Kyoto. Na verdade essa loja deve ficar dentro de um depato (department store), porq tem 6 andares de diversas coisas, principalmente de eletrônicos, acessórios de computador, eletrodomésticos. Mas tem também lojas de roupas, de 100yen, de lentes de contato; cama, mesa e banho e restaurantes.

Eu fui lá no sábado (06.04.2013) de manhã, lah pelas 11h pra comprar celular e Panela de arroz = suihanki (炊飯器), mas acabei por só comprar a panela nesse dia. E como ela é meio grande, resolvi pedir pra entregar na minha casa. Primeira surpresa: poderiam entregar no mesmo dia das 18h às 21h. E eu pensando que só poderia ser no dia seguinte...E como vcs viram no Facebook, apesar da chuva e ventania forte (parece que era pré-furacão), a panela chegou no horário! Foi uma surpresa tão boa...eu perdendo as esperanças e já tava  me preparando pra fazer comida...qdo a campainha toca e o entregador todo sorridente e encharcado com a caixa na mão se desculpando mas que tinha conseguido chegar a tempo! E ainda tirou da caixa pra mim (porq eu escolhi não ficar com a caixa de papelão na hora que pedi pra entregar). Gente, foi mto surreal...e consegui comer arroz bem cozido...hummm!

Eu fiquei um bom tempo lá escolhendo a panela porq tem vários modelos...mesmo numa faixa de preço baixo.

Pras Arashians: tinha uma tv pequena passando propaganda do Sho e do Jun da panela de arroz da Hitachi. Eu não peguei, mas tinha até uma brochura que explicava como ela funcionava. Pra mim, mesmo a mais simples é cara (28.000 ienes), mas acho que dentro da categoria das panelas de arroz em que ela se encontra, não era tão cara...tem algumas que custam 64.000 ienes ou mais.

Eu ia comprar uma panela de 4000 ienes, mas como tinha tantas outras fiquei olhando as especificações de cada uma até chegar a uma conclusão: as mais baratas tinham potência baixa. As mais caras e maiores tinham potencia de 1400W. A mais barata tinha potência 200W. Como eu já comprei uma panela barata da  vez que eu vim fazer trabalho temporário no Japão e ela demora séculos pra cozinhar o arroz, pensei que como no caso do secador de cabelo, qto maior a potência, mais calor gerado e menor seria o tempo de cozimento, então acabei escolhendo uma panela de potencia média 765W e preço de 6810 ienes (incluido preço de entrega).


Panela de arroz. Cozinha até 5 copos de arroz.

Mesmo assim, ela demora mais ou menos 1h pra cozinhar o arroz. Mas fica muito melhor do que eu tentando cozinhar =]. Essas panelas tem tamanhos maiores (10 copos) e menores (3 copos). Acho que pra mim o ideal seria o de 3 copos, mas não tinha nesse tamanho com essa potência.

Fiz o cartão de pontos da loja (demorou um pouco, tive q dar todos os dados e não tinha celular ainda) e depois fui almoçar no andar dos restaurantes. Achei um restaurante de Lamen, que comparando os preços dos outros restaurantes era o mais em conta. Além disso, estava bem cheio, o que era uma boa indicação... só depois percebi que ele parecia estar rankeado em 3°lugar (entre que restaurantes eu não sei). Ah, aqui tive uma outra boa surpresa: o lamen servido era EXATAMENTE igual ao da foto de propaganda abaixo, por isso não tirei foto na hora e também assim vcs podem ver o preço.

Panfleto dado na frente do restaurante de Lamen.

Eu gostei bastante desse lamen. Tinha uma base meio cremosa, talvez com um pouco de leite ou creme de leite...acho que ele estava tão gostoso quanto o do Lámen Kazu da Liberdade, apesar de ser diferente. E  ali na parte de baixo, incluido no preço, vc pode pedir um acompanhamento: ovo ou arroz ou um sorvete.

Agora a saga do celular =)

Na Yodobashi eu tinha visto os celulares e até conversei com os atendentes das provedoras Docomo e Softbank, mas como eu não tinha mtas informações sobre os celulares resolvi pesquisar melhor na internet.  Feito isso, resolvi comprar o celular Pantone 6 da Softbank. Por que? Bom, ele tem todas as funções possíveis num celular e ainda uma que deve funcionar mais no Japão, mas acho q tah começando a aparecer na Europa: função NFC. É aquela de poder pagar algumas coisas usando o celular como um cartão de crédito e também como "bilhete único". Fui comprar ele no domingo, na loja mais perto do dormitório, que ficava perto da estação Yamashina.

Lá chegando, fui atendida por um moço bem simpático, que teve muita paciência comigo, com o processo de aprovação e compra do celular e plano pós-pago. Pra poder pagar o celular tem dois jeitos: 1) vc vai pagando em 24 parcelas junto com o plano pós-pago; 2) vc compra ele a vista na hora e depois vai pagando só o plano pós-pago. Primeiro tentamos a primeira opção. Depois de preencher formulários, assina-los,  tirar cópias de todos os meus documentos, do cartão do banco e daí enviar pro computador central da empresa para aprovação, esperamos a resposta. Tudo isso que eu descrevi deve ter demorado mais ou menos 1h ou mais. Nesse meio tempo conversamos um pouco. Quando veio a resposta de que eu só poderia pegar o celular pagando a vista, foi meio incoveniente porque tive que ir buscar o dinheiro em casa. Se eu entendi direito as propagandas em japonês, esse meu celular foi mais barato que se eu comprasse o iPhone a vista.
Sei que mesmo assim foi caro (o preço foi qse metade da bolsa que vou receber). Mas acho que valeu a pena. A tela é bem grande (4.5inch) e ele é bem levinho. Ah, dava pra escolher a cor da capa externa dele (tem todas as cores do arco-íris e mais), mas como não tinha no estoque da loja ficaram de me mandar depois pelo correio. Eu escolhi azul...depois talvez eu posto a foto dele. A parte do contorno da tela não vai mudar, vai ficar branco mesmo.


Foto do celular Pantone 6 Softbank. Para comparação de tamanho, ao lado cartão ICOCA "bilhete único".

Acho que já escrevi até demais. Outro dia continuo. Amanhã de manhã vou comprar a bicicleta, porque a passagem de metro+trem tah saindo bem cara...920 ienes por dia...comprando a bicicleta vou economizar metade do dinheiro que gastaria daqui pra frente.

Nos próximos posts eu falo das aulas de japonês, do lab, do quarto...

Abs,

Cris

8 comentários:

  1. Wow Cris, vou ir acompanhando sua saga por aqui. Aliás muito interessante saber como funciona o sistema de compra de celular, complicado se você não tem o dinheiro na mão né?

    Mas boa sorte!

    Ah não sei como resistiu os produtos dos meninos hahaha


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Haaa que legal Cris! Estou adorando ler seu blog! E só aumenta a vontade de ir ao Japão! Boa Sorte na saga Japan!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse seu novo smartphone. Ele tem One-Seg também, né? Show de bola!

    Você mencionou que teve que comprar água. Onde eu morava o supermercado (Belc) tinha um esquema que você comprava uma garrafa própria deles (que era 500yen) e podia ir encher de água filtrada quantas vezes quisesse. Todo mundo na minha cidade fazia isso.

    Meu iPhone também era da Softbank, pois meus os dos meus irmãos também são e as ligações são grátis de Softbank para Softbank.

    Boa semana pra vc!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, Cristiane.

    Legal ficar sabendo um pouquinho de como éo Japão, a partir das suas experiências.

    Tudo de bom para você aí do outro lado do mundo. :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris! Fico imaginando você nas lojas... bem do seu jeitinho analisando os preços e especificações e tendo surtos contidos vendo coisas dos meninos!!! :D Boa semana Cris!!!

    ResponderExcluir
  6. AI CRIIS *_____________*
    Quantas coisas mágicas nessa vida! Surtei demais lendo o seu post e aí do nada vc vem e fala "acho que eu já escrevi muito" e eu: "aaaah, nãããooo, fala mais <3 E agora que c está na terrinha vai ter que se controlar para não comprar todas as coisas dos meninos,né?! Deve ter produto pra tudo quanto é lado! hahahaha
    Eu achei o seu celular tããããoooo mágico *-* vc tá muito chique, hein Cris! <3
    Boa sorte na compra da bicicleta! E continue postando, estou amando saber que as coisas tem dado certo pra vc! E aaah~~ quero saber como é seu quarto e tudo mais!
    Boa sorte e se cuide, Cris! *-*

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que tamanho de celular hahaha... Mas fico feliz em saber que vc está bem por aí ^^

    E como assim vc ousa ignorar seu ichi e comprar lencinho do Jun? E ainda se deu mal e não achou mais o sabonete liquido do Riida rsrsrs (oh coisinha sujestiva rsrsrs)...

    Quero ver mais coisas suas e estou impressionada com o tanto de coisa que já comprou '-'
    Queremos noticias, viu?! ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá Cris *__*
    Nossa que leeegaal!!! Boa sorte ai!!!!
    Vou acompanhar sua saga <3
    Beeeijinhos

    ResponderExcluir