quinta-feira, 25 de abril de 2013

Comidas e Locomoção

Oi pessoal!

Na medida do possível vou tentar atualizar, mas como já estou saindo do período de adaptação...já está ficando meio corrido. E daqui a pouco as aulas de japonês vão pegar mais forte, como os experimentos do lab já estão. Tenho saído umas 20h do lab. Além do mais, não devo ter tantas novidades assim daqui a pouco.

Bom, como já diz o título, vou falar de algumas comidas.
As comidas da combini são bem práticas, dá pra comprar bentôs, doces, sucos, chás, refrigerantes, enlatados...e além da variedade de tipos também tem de tamanhos e preços.

Eu comprei pra experimentar esse prato pronto, que pra mim parecia ser um Karê ou um molho com carne. Só custou 118 yen na Lawson. E serviu pra 2 refeições. E......eu gostei bastante! Apesar q não tem esses pedaços enormes de carne, mas o molho é bem saboroso.


Depois que eu comprei uma panela normal fiquei mais cozinhando por conta própria. O primeiro karê q eu fiz não ficou muito saboroso. Descobri as duas razões pra isso: não coloquei cebola e cozinhei as verduras com muita água. Dessa vez comprei tudo certinho, coloquei menos água e ficou bem apresentável e gostoso. Vejam o q vcs acham:


E também consegui fazer essa mistura de carne moída de frango com brocólis, temperado com cebola.

Com isso, descobri que o segredo do sabor das comidas é a cebola! =D
Falando em cebola, eu comprei um pacote q vem 3 cebolas enormes e pra isso tudo só usei metade de uma. O pacote foi barato, uns 98 yen. O mesmo preço dos pacotes de alface (1 pé) e batata (5 unid) e cenoura (3 unid). A coisa mais barata aqui continua sendo o pacote de moyashi (28 yen). O repolho nem tava tão barato, tava 198 yen, mas acho q vai durar...acho q pelo menos umas 12 refeições, já que tah durando pelo menos umas 8. Às vezes fico na dúvida se não é melhor só comprar as comidas prontas...pelo trabalho que eu tenho de lavar todas as coisas depois...

E andando por aí encontrei numa dessas máquinas de comprar bebida na rua, uma fanta de pâssego muito fofa:

Fiz um macarrão (detalhe que ele é pra yakisoba, mas eu soh cozinhei, não fritei) e comprei o molho de tomate pronto. Esqueci de tirar foto, mas o pacote do molho custou 138 yen, veio bastante molho até, tava escrito q servia uma família...e tah durando umas 4 refeições. Como eu fiz soh metade do macarrão e ele rendeu uns dois dias, eu ainda vou comprar mais molho pra metade restante. Fazer o molho com tomates sai mais caro, porq soh 1 tomate custa 98yen. Tah certo q é um tomate gde e bem bonito, mas é 1 só. Talvez algum dia eu compre numa promoção pra comer na salada....mas é mais provável eu comprar uma caixinha de tomates cereja...

Outra coisa q tb esqueci de tirar foto são os pães de diferentes sabores q dá pra comprar na combini. Eles são relativamente baratos. Eu só compro os de 100 a 130yen, mas tem mais caros. E se vc for q nem eu, pode render mais q uma refeição tb. Porq tem uns pães de tamanho meio gde e daí dá pra vc dividir em alguns pedaços. Como a validade nunca é mto mais q alguns dias, o q tenho feito é pelo menos render dois cafés da manhã.

Ah! Pras Arashians: só agora percebi a propaganda do Oniguiri do Ohno-kun na Lawson, sendo q eu passo todo dia em frente XD:

Percebam o cartaz colado atrás das cadeiras e lá atrás dentro da loja no canto direito

E este é o oniguiri que comprei, mas tinha outro sabor tb. Este é de salmão ou algum peixe...

Ah, os doces daqui não me pareceram com menos sabor de açúcar, como ouvi dizer. Me pareceram com sabor bem semelhante, se não igual. Acho q se eu tivesse trazido qualquer doce do Brasil eles iam aceitar aqui numa boa. Uma dica legal é talvez trazer numa caixa bacana, porque outro dia a professora que também vai começar a trabalhar no meu lab trouxe numa caixa super chique de uma loja chamada Wittaker ou algo assim...como aqui é Kyoto, tem várias lojas de doces tradicionais e ocidentais tb. Todo mundo ficou admirando a caixa...preciso mencionar q o todo mundo a que me refiro é: eu, meu professor, a aluna de mestrado q entrou agora tb e o professor aposentado.

Umas balinhas q comprei na combini...tava 74yen:

Balinhas q tem gosto de refrigerante de soda na minha opinião, mas não sei se é isso mesmo.


Agora, a parte de Locomoção.

Bom, eu estava pagando 460yen de trem só de ida, então em 1 dia estava totalizando 920yen! É muito caro! Tipo, em 1 mês eu ia gastar uns 18400 yen! Se não mais, porq eu ia usar o trem de final de semana pra passear por ai. Pensando nisso, fui comprar a bicicleta. Sendo menos do q 15000 yen tava valendo.

Meu orientador me ajudou nessa parte. Fomos a 3 lojas q vendiam bicicletas. Uma q vendia bicicletas usadas, as outras duas q vendiam bicicletas novas. Na loja de bicicletas usadas só tinham 3 q sobraram, (já que a época que o pessoal tah entrando e saindo é em março, então meados de abril já é meio tarde pra comprar bicicleta usada boa) e estavam custando 6980yen. Na loja de bicicletas novas, a mais barata estava 9980yen. Na terceira loja, chamada D2 q também é um supermercado, estava uns 7980yen. Com o seguro/registro ficou mais 500yen, então na verdade o total ficou 8480yen. Mas penso q valeu a pena, porque é nova e tenho usado bastante. 

Vi agora pelo Google maps o caminho q eu faço do dormitório onde estou até a faculdade ta calculado como sendo de 4,7km. Então ida e volta dá 9,4km. Isso é o q tenho pedalado todo dia desde o dia 11. Pra ir pra faculdade tenho demorado uns 30 a 40min. Parece muito para alguns, mas tenho q dizer q numa parte do caminho tem uma parte de subida da montanha (q vou empurrando a bike porq se for pedalando dá na mesma) e depois é só alegria!...digo descida (só freando). Tenho demorado uns 20min só nesse trajeto. Depois da parte da montanha o caminho é mais plano. Sei q tem um caminho mais curto pra ir pra faculdade, mas o q eu faço é o mais reto e mais iluminado de noite. E também vou descansando um pouco no caminho, porq tem os cruzamentos. 

Os sinais de pedestres aqui são diferentes no sentido q eles abrem e fecham com um certo atraso. Por isso as pessoas nem sempre respeitam. Por exemplo, qdo ele tah piscando, segundo as regras de trânsito passadas pelos vários panfletos q recebi, vc não deve começar a atravessar. Mas o pessoal passa mesmo assim e no vermelho inclusive! Isso porq o sinal dos pedestres fecha muito antes do sinal para os carros abrirem. Então se eles vêem q o sinal acabou de ficar vermelho eles passam de boa. Eu só faço isso se tiver escuro e de noite e não tem nenhum carro mesmo.

Atualização curtinha se comparada às anteriores, mas é o q consegui escrever...Gomen não ter respondido aos comentários anteriores, mas gostei muito deles e vou tentar respondê-los assim q der.

Abraços a todos! Na próxima tento postar mais fotos!

3 comentários:

  1. *Q*
    Essa fanta de momo é muito boa xD (êta saudade dos hannbaikis~ e de tomar calpis ou qoo todos dias...)
    Se cuida, Cris! <3

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, Cris, adoro ler seus posts! Não fique sem novidades, onegai, hahahaha
    Brincadeiras a parte, adorei a parte das comidas! Muito interessante.
    Bjos e se cuida por aí!

    ResponderExcluir
  3. Ai Cris, como é bom saber que você está se virando bem aí! <3
    Não tinha dúvida que vc se daria super bem! *-*
    Fiquei com muita vontade de comer seu karê e tudo mais!!!
    Além disso, já estou vendo que vc já deve ter ficado mais magra pedalando todos os dias!!! hahahaha
    Boa sorte com tudo, Cris!!! E continue nos atualizando! =)

    ResponderExcluir