quarta-feira, 19 de junho de 2013

Alguns passeios por aí

Pra quem me perguntou quanto vale o yen em relacão ao real, é melhor consultar as cotações sempre, mas pra mim, sempre faço a conversão mais ou menos 100yen = 2,00 reais. Deve ser mais caro agora...mas enfim, pensem na loja de 100yen como uma loja de 1,99 =). Porém, sinceramente, tem coisas que pra mim valem mais que 2 reais. Tipo, produtos de limpeza, alguns utensílios domésticos (como aquelas redinhas de pendurar roupa), salgadinhos, gelatinas, bolachas e até comida de cachorro e gato. Claro q tem coisas q devem ser muito mais baratas, como por exemplo papel de carta.

Zoológico Municipal de Kyoto

Como qq zoológico, algumas partes dele cheiram bem mal. E apesar de dizerem que este é o segundo maior do Japão, eu achei q os animais tinham pouco espaco pra se movimentarem. Principalmente os tigres e leões. Mas pode ser também que os tratadores deixam eles nas partes menores pro público poder observá-los mais de perto. Eu não me lembro de ter chegado tão perto de tigres e leões no zoo de SP. Ah, tinha até onça pintada! Ela tava velhinha jah, tinha 25 anos e o cartaz informativo dizia q normalmente as onças viviam 20 anos. Olha q fofura ^^


Eu gravei vídeo dos tigres, pra vcs terem noção do quão perto eles estavam da gente. Caso o vídeo não abra, tem link pro Youtube, é só clicar no nome.

Leões


Falando em idade, acho que tinham muitos animais bem velhinhos. A elefanta se movimentava beeem devagar e tambem tinha pouco espaco. Naum sei por que, mas ela estava numa parte sem grades mas com um fosso bem fundo.

Detalhe para ver o fosso


Aprendi a colocar vídeo no blogger:



Ah, e como vc pode ficar a centímetros de distância dos bichos, tem plaquinhas avisando q eles podem fazer xixi em vc. Tinha até plaquinha com o desenho disso! A mais engracada que eu achei era das antas. E pra realmente evitar isso, o macho estava numa cerca mais interna que a fêmea. Por favor, ignorem meus comentários no meio dos vídeos XD.



A capivara era mto fofa! E ela estava num ambiente super quente. Acho que é por isso que ela ficava qse o tempo inteiro aí nessa piscininha. Acho que todos os animais tinham um cartão com o perfil deles, e nessa da capivara estava escrito q ela gostava de ficar na banheira ou ôfuro XD. Mas ela saiu pra comer as folhinhas verdes.

Vídeo da Capivara na piscininha <3


Ela comendo folhinhas...


Na parte dos primatas, tinha uma gorila fêmea q tinha 26 anos e estava com um filhotinho de 1 ano. O engracado era q o filhote ficou prestando mais atencao aos tratadores do que na mae dele.
Os chimpanzés estavam em 3 e uma era fêmea com um filhote super fofinho agarrado o tempo todo nela.




Kinkakuji (Templo do Pavilhao Dourado)

Eu fui com uma expectativa mediana, porq já tinha ouvido falar que ele era menor do que parece nas fotos. Realmente, ele é lindo e de tamanho médio a pequeno. Dá pra chegar relativamente bem perto e em volta tem outras coisas pra se ver, além de ter uma trilha de terra e pedras pra andar. Dessa trilha dá pra ver o templo por outros angulos, foi bem legal. A trilha em si é super tranquila, e em alguns pontos tem lugares para comprar lembrancinhas e amuletos. Não resisti e comprei algumas. Eu recomendo ir com certeza, é bem tranquilo e leve. Se vc planeja visitar todos os templos de Kyoto num dia eu deixaria ele por último. Algumas fotos:

 Kinkakuji ( no fundo à direita) visto da trilha. Parece q ele está numa região remota, né?


Escada depois da trilha, perto das barracas de comida e lembrancinhas

Kyomizudera

Pra esse passeio eu recomendo pelo menos uma manha ou uma tarde inteira. Fui com mais duas meninas, uma da Grecia, chamada Evdoxia e outra da Indonesia que nos chamamos de Ririn, mas o nome dela eh Andarini. Nos fomos num sabado de manha perto da hora do almoco, entao estava cheio de pessoas, principalmente de alunos em excursao de escola. Eu diria que eram alunos de quinta a oitava serie de varias escolas. Fiquei sabendo que essa época de maio a junho é época de viagem escolar, por isso tá cheio de excursão por aqui.





Entrada do famoso templo Jishu Jinja, dedicado ao Deus do Amor ou Casamento


Famoso lugar que vc pede alguma coisa e bebe a água pra ter esse desejo realizado


Uma das meninas ficou sabendo que existia uma loja da Ghibli em Kyoto e por coincidência era perto do Kyomizudera. Nao deu outra, achamos num cruzamento movimentado de pessoas a caminho ou indo embora. Td era mto fofo. Vejam algumas fotinhos:








E no final almocamos perto dali, num lugar chamado Neko...alguma coisa...não dá pra ver no google maps entao deve ser meio novo, ou mudou de nome, sei lá. Fica na Higashi Oji Dori perto da Matsunara Dori.  A peculiaridade desse restaurante é que tinha um tipo de tempero e forma de comer ramen ou macarrao, diferente. Primeiro o macarrão é servido sem sopa. O molho fica lá no fundo da tigela. A atendente fala que vc tem que misturar bem o molho lah do fundo antes de comer. Olha, eu achei bem gostoso! E como pedi o combo (ou como eles chama aqui, "setto", que deve vir de 'set' em inglês) veio tambem arroz, vegetais em conserva e pedacos de carne de porco empanado frito separados. Estava tudo mto bom. Ah, uma coisa que eu sempre esqueço aqui é que a água é de graça e normalmente eles servem assim que vc senta na mesa. Acho qu é a mesma coisa nos restaurantes da Europa...ou da Franca, não lembro...

Nós não paramos pra comprar lembranças porque as lojas estavam bem lotadas, então pra quem quiser fazer isso é melhor resevar tempo. Tem inúmeras lojas ao longo do caminho até o Kiyomizudera.


Kamogawa Odori (Teatro das Maiko ou Gueixas)

Na verdade a tradução de Kamogawa Odori não é bem essa. Mas é como eu entendi o que vi. Olhando na Wikipédia, a descrição é mais exata e precisa, então vamos lá:  '(...) apenas 2 vezes por ano desde 1870, as gueixas de Kyoto apresentam o Kamogawa Odori, ou Dança do Rio Kamogawa. É uma combinação de dança tradicional, teatro tipo kabuki, canto e performance de instrumentos musicais tradicionais. É uma rara oportunidade para  pessoas comuns assistirem verdadeiras gueixas se apresentarem'. Fica no bairro ou distrito de Pontocho, o teatro se chama Pontocho Kaburenjo. Traduzindo os kanjis de Kaburenjo ao pé da letra, vc consegue entender que é um lugar de treinamento de: Ka (canto); bu (dança); ren (treino), jo (lugar). Tem até site em inglês desse teatro: http://www1.odn.ne.jp/~adw58490/english7.html.


A placa ali em cima diz Kamogawa Odori

Visão que eu tinha do meu assento. Era no segundo andar porque era o mais barato, mas mesmo assim custou 2000yen (cerca de 45,85 reais segundo conversor do google): 

Lado direito do palco

Visão geral

Detalhe para o bordado na cortina

Cartaz de propaganda do teatro perto da entrada

Está escrito: Ponto-cho (em cima). Kaburenjo (em baixo).

Osaka-jou (Castelo de Osaka)

Nem tava planejando ir nesse castelo, fui convidada de última hora num sábado. Mas foi bem legal ^^.


Chegando no Castelo: muros externos

Eu na entrada (ela tah láaaa no fundo) da parte externa do Castelo

Daqui em diante são fotos da minha gradual aproximanção até o Castelo em si:




Por favor ignorem meu dedo. Não tava a fim de editar a foto.

Fosso da parte mais interna

No final não deu tempo de entrar no Castelo porq já era hora de fechar e as meninas tinham marcado de ir num festival da Cultura Tailandesa (=dezenas de barracas de comida + músicas) que estava acontecendo ali perto.


Toho Cinema

Esse deve ter sido um dos primeiros lugares q eu fui, porq foi dia 14 de abril. Como eu lembro da data? Porq fui assistir o filme Platina Data! Huahuahua. Mas sabe q só percebi essa coincidência de palavras agora? XD E tambem porque todo dia 14 o ingresso dessa rede de cinema eh mais barato. Mais ou menos metade do preço. Jah fui 2 vezes agora, porq nessa ultima sexta dia 14 fui pra assistir The Great Gatsby em 3D. Eu achei o 3D meio dispensável. Fica bonito em algumas partes, mas em outras...sei lah...achei meio esquisito. Mas não tinha outra opção se quisessemos assistir em inglês e não dublado em japonês. Pensando agora, acho q ia ser engraçado ver o Leonardo Di Caprio falando em japonês XD

Já o filme Platina Data eu achei mto legal. CUIDADO! ALGUNS SPOILERS! Primeiro porq eu consegui entender boa parte do filme e das falas. Outra coisa que achei legal é q tem umas coisas em inglês de vez em qdo, como o nome dos lugares (Departamento de Policia, etc), o q ajuda uma pessoa como eu q não lê mtos kanjis ainda. E também o tema abordado pelo filme (captura de criminosos através da coleta de DNA da população e não apenas isso, análise do indivíduo através das características genéticas caso ele não tenha sido ainda cadastrado no banco de dados e assim associá-lo com alguém que tenha o mesmo perfil genético, como a mãe por exemplo) não é um assunto estranho, é meio q da minha área de conhecimento e interesse.  Apesar de ser apenas pano de fundo pro desenrolar do filme, eu gostei bastante. A única coisa que não gostei mto é q a menina gênio teve só 1 fala (se eh q teve, porq eu realmente soh lembro de uma,  q nem sei se aconteceu mesmo) o filme inteiro. Não que eu seja fã dela, mas ela poderia falar um pouco mais, jah que era uma das personagens centrais, não?

Ainda fui pra mais lugares, mas chega por hj né?

Eu fui escrevendo este post ao longo de alguns dias, pelo celular e pelo notebook então se tiver algumas palavras sem acento ou cecidilha ou encurtada para linguagem de internet, por favor ignorem.

Abraços a todos e espero que estejam bem depois de tantos protestos por aih!

Nenhum comentário:

Postar um comentário