quarta-feira, 19 de junho de 2013

Laboratório

Oi pessoal!

Pra compensar um pouco q eu não dei noticias por qse 2 meses, toh postando sobre 2 temas (^_^)v. 

Aviso q as coisas q eu vou falar daqui em diante só vai entender 100% quem é da área de pesquisa.

Comparando os dois labs, o do Brasil eh um pouco maior. Os equipamentos daqui não são novos, mas funcionam perfeitamente. Eu fiquei bem surpresa e feliz de ver q o professor daqui do Japão usa o mesmo equipamento de correr gel SDS PAGE da Biorad. Mas a trasferência é pelo método molhado. As gdes diferencas eu diria q são os reagentes q chegam rápido (em 2 semanas no máximo) e tem em abundância e a ventilação. Bom, aki vao algumas fotos:

Aqui é a minha mesa...Na minha frente tem a mesa do professor aposentado e logo atrás dele é a mesa do meu orientador. Aquele armário ali no fundo onde tá colado o calendário é deslizante! Achei muito legal qdo vi isso...


Aqui do lado esquerdo onde tem a proveta de 1L e o "isopor" amarelo é a minha bancada. Ali na minha frente é a bancada do meu orientador.

Detalhe ali no teto nos cantos direito e esquerdo da foto pra ventilação, que é ar condicionado e acho q faz a circulação do ar também. Meu orientador diz q deve ser por isso q não tem problemas de contaminação há bastante tempo. E o costume aqui é não usar luvas na cultura. 
Uma coisa diferente que achei legal é aquela geladeira ali no canto esquerdo atrás da tv, que parece só um armário com prateleiras mas não é ^^. É geladeira ali em cima e em baixo do lado esqeurdo. Do lado direito em baixo é freezer -20°C.



Aqui encostada na bancada, temos uma centrífuga refrigerada . O legal é q ela toca musiquinha pra avisar q acabou de centrifugar ^_^. O freezer -20°C, tanques de água MilliQ e Metanol e uma pia ali do lado na esquerda. Essa pia tem 3 torneiras. Uma serve pra fazer vácuo e aspirar líquidos a serem descartados. Uma pra lavar louça e outra pra experimentos. Tem também um sistema com mangueira pra sair água quente esquentada a gás (aquela coisa de metal retangular pendurada na parede). Ali depois da pia onde se vê uma porta é pra sala que vou mostrar na foto seguinte.



A porta é de correr e pode ficar assim aberta ou fechada, dependendo de como vc abre. Esta caixa de metal ocupando qse um terço da porta é uma máquina de lavar as coisas do lab, exceto equipamentos delicados como os de Western Blot. É só deixar lavando por 30min e depois deixar as vidrarias, plásticos, bandejas de metal, etc numa estufa de secagem q fica ali do lado daquele armário no fundo. Aqui perto da porta à direita é um armário de guardar vidrarias. À direita da estufa de secagem tem os armários com reagentes sólidos e líquidos. É meio q uma ante-sala pra parte da cultura, que fica um pouco mais pra direita. 

Visão de qdo vc entra na parte de cultura de células. Sim, aquele ali é um microscópio super antigo, mas eu uso este aqui da direita. Aquele trambolho mais alto que a mesa dos microscópios ali na esquerda é uma centrífuga pra tubos de 15 e 50 mL. Que por sinal também toca música qdo acaba de centrifugar ^^. Aqui vc pode me perguntar: por que tem tantos lixos? Bom, aquele azul é pras pipetas pasteur que são descartadas após uso. O lixo retangular de metal é pras pipetas de plástico estéreis. O lixo gde de plástico aqui do canto esquerdo é pros plásticos (placas de cultura, tubos falcon, etc). Aquele verde ali do canto é pras coisas "queimáveis" tipo papel e algodão.


Estes são os fluxos. Os dois são usados pra cultura, apesar que este da esquerda também é usado pra cultura de bactérias. O melhor e mais fácil de usar é o da direita. Os canisters são pras pipetas pasteur e pipetas de vidro (2, 5 e 10 mL). 


Estufas de células, a de cima é a que estou usando. Tenho o espaço de 1 prateleira. A de baixo eu só vi o professor aposnetado usando e acho q ele trabalha com células parecidas com a do HIV. Aqui em frente temos a geladeira das coisas de cultura. Eu posso ocupar metade de uma prateleira, a do meio da parte de baixo.


Os integrantes do meu lab são: meu orientador, professor Hiroshi Masutani; o professor aposentado Michiyuki Maeda; o professor Michiyuki Matsuo; a professora Misa Saijo que mantém camundongos aqui em Kyoto mas tem um lab em Tokyo e eu. Até essa semana tinha uma mestranda japonesa, mas ela quis ir pra outro lab, então...

Tem um site com as pesquisas que já foram e estão sendo realizadas pelo lab onde estou: 


O meu orientador não dá aulas. Ele se concentra apenas nas pesquisas. Ah! Lembrei uma coisa bem diferente. Aqui não tem técnico, os pedidos são feitos diretamente com os fornecedores que vem todo dia checar uma pasta que fica perto da porta. Caso tenha algum pedido eles anotam, perguntam se é isso mesmo e só. O produto chega bem rápido.


AH!!! Outra coisa muito, mas MUITO legal é a máquina automática de revelação de filmes. É uma máquina enorme que fica numa sala escura só pra ela.  A sala é um lugar mto pequeno que cabe só umas 3 pessoas no máximo. Mas tem ar condicionado,  do tipo splitter grande que ocupa qse toda a extensão da parede. Acho q é porq a máquina fica ligada o tempo todo e produz muito calor. Esqueci de tirar foto, mas imaginem uma máquina de mais ou menos 1,05m de altura, 1,20m de comprimento e 60cm de largura. É só colocar o filme no lado direito da máquina e depois de mais ou menos um minuto e meio o filme sai revelado do lado esquerdo já seco! Eu fiquei mega feliz qdo fui apresentada à essa máquina <3. O gasto com tudo (reagente, manutenção, etc) é dividido por cada lab, de acordo com o uso. Por isso, é preciso anotar o nome do lab e qtos filmes vc revelou. Qdo precisa trocar o revelador e o fixador, a máquina avisa, piscando um sinal vermelho. Daí é só tirar os tanques vazios acoplados (pensem um tanque de revelador e outro de fixador mas q estão colados de tal modo q vc pega os dois com uma mão só) e colocar outros cheios. A tampa mais interna dessas soluções líquidas é feita de alumínio fino, de modo que qdo vc encaixa na máquina ela tem pontas que furam esse invólucro de alumínio, liberando os líquidos para os seus respectivos lugares. Nem sujar as mãos vc precisa. Eu realmente amei essa máquina <3 Queria poder comprar qdo voltar... 

Por enqto é só! 

Até outro post!








Nenhum comentário:

Postar um comentário